segunda-feira, 7 de outubro de 2019

ISRAEL FERREIRA NÚNES


I

Por Licurgo Nunes Quarto

Filho de Sátiro Ferreira Nunes e de Cláudia Cavalcanti Nunes, nasceu em Luiz Gomes a 15 de setembro de 1902.
Primogênito do casal Sátiro/Cláudia, Israel Nunes tinha como irmãos o Desembargador Licurgo Nunes – falecido, ( pai, entre outros, do Dr. Licurgo Nunes Terceiro, Juiz de Direito aposentado e do Engenheiro Licurgo Nunes Quinto, ex-Prefeito do Município de Marcelino Vieira ); do Dr. Raimundo Nunes – falecido, Médico oftalmologista, com atuação em Natal e posteriormente em São Paulo, SP); Francisca Cavalcante Nunes Pinheiro – Francina - ( mãe do Juiz Federal Aposentado Francisco Xavier Pinheiro e do Procurador de Justiça do Estado do Paraná e ex-Prefeito de Loanda, no Paraná, Francisco de Assis Pinheiro ); Erondina Cavalcanti Nunes Dantas ( mãe do Dr. José Fernandes Dantas, Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, com sede em Brasília, e do Padre Sátiro Cavalcanti Nunes Dantas, ex-Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, e Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, de Mossoró – RN ); Maria Cavalcanti Nunes Fernandes (mãe do Dr. Djalma Nunes Fernandes, Juiz de Direito do Estado da Bahia – falecido, Expedito Nunes Fernandes, Procurador do Estado da Bahia, Dr. Francisco de Assis Nunes Fernandes, médico com atuação em Salvador – BA, Francisco Nunes Fernandes, Auditor Fiscal do Estado do RN e Advogado – falecido); Joana Cavalcanti Nunes Fernandes ( Janú ), e Ana Cavalcanti Nunes Ferreira (Dondom ).
Aprendeu as primeiras letras na sua cidade natal, tendo como Professora a sua avó Mariana Cavalcante – primeira professora formada a atuar na Cidade de Luiz Gomes (a referida cidade prestou uma significativa homenagem à Professora, dando o seu nome a uma escola; “Escola Estadual Professora Mariana Cavalcante”.
Continuou seus estudos em Pau dos Ferros, tendo ido para Natal concluir os cursos preparatórios no Colégio Santo Antonio – Marista.
Em Recife, na Faculdade de Direito, cursou e concluiu a sua formação de Bacharel em Direito, sendo um dos integrantes da famosa “Turma do Centenário dos Cursos Jurídicos do Brasil”, em 1927.
Formado em Direito, foi nomeado Juiz Municipal da Comarca de Areia Branca. Nesta Comarca, era substituto da Comarca de Mossoró, e, nesta condição – de Juiz Substituto de Mossoró – teve a oportunidade histórica de, a 25 de novembro de 1927, deferir o primeiro título para uma eleitora do Brasil, quando ensejou a Professora Celina Guimarães Viana a se tornar a primeira eleitora do Brasil e da América Latina, antevendo, e sendo precursor, com esse ato, da hoje tão propalada e reivindicada igualdade entre os sexos.
Renunciando ao cargo de Juiz, no ano de 1934, voltou a Pau dos Ferros, seio da sua família, onde residiam seus pais e demais familiares, para se dedicar à Advocacia. Foi, então, nomeado Promotor de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, conciliando as funções de Promotor com as atividades de Advogado.
No Ministério Público teve a oportunidade de assumir as funções de Promotor da Comarca de Açu.
Em 1943 pediu demissão do cargo de Promotor e, aceitando convite do Governador General André Fernandes Dantas, assumiu o cargo de Oficial de Gabinete do referido Governador.
Em 1944 foi nomeado Delegado da Ordem Política e Social. Era um período muito difícil e conturbado, pois o Brasil estava em plena Segunda Guerra Mundial. Nesse período assumiu, interinamente, as funções de Chefe de Polícia, função que corresponde hoje a Secretário de Segurança Pública.
Assumiu também o cargo de Diretor do Departamento de Estatística.
Com grande aptidão para a política, pois fazia do exercício da advocacia e do prestígio que desfrutava na política um vetor para ajudar aos correligionários, amigos e familiares, fundou, com outros luminares da política do Estado, como João Câmara, Georgino Avelino, José Varela, Theodorico Bezerra, Lauro Arruda, Aluisio Bezerra e Manoel Avelino, o Partido Social Democrático ( PSD ), partido que tanta história fez neste País, inclusive tendo eleito um Presidente, o saudoso Juscelino Kubitscheck de Oliveira.
Com a redemocratização do País, em 1947, ingressou na política partidária quando da eleição para a Assembléia Estadual Constituinte tendo sido eleito Deputado Estadual pelo PSD.
Foi eleito Deputado Estadual por mais três mandatos, tendo sido, inclusive, o Deputado Estadual mais votado na eleição de 1954.
Pautou sua atuação política no estrito senso da ajuda ao próximo e ao assistencialismo às pessoas mais pobres e necessitadas.
A educação dos jovens era sua meta prioritária, pois apregoava e fazia crer que só através do conhecimento, do aprendizado, era que o jovem seria capaz de superar obstáculos e vencer, ganhando formação profissional, e dessa maneira, adquirir independência financeira e contribuir para com o desenvolvimento do nosso Estado. Tanto que, como Deputado Estadual, teve a oportunidade de apresentar inúmeros projetos de criação de escolas pelos diversos municípios do Estado, principalmente na Zona Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.
Um fato curioso e digno de registro é que, quando do seu falecimento, o colégio da Cidade de Luiz Gomes fechou por alguns dias, e teve que se reciclar, pois a grande maioria dos alunos daquele estabelecimento de ensino tinha a mensalidade paga por Israel Nunes.
Foi autor de inúmeros Projetos de Lei criando diversos municípios, tais como: Japí, desmembrado de São José de Campestre, em 1959; Lages Pintada, desmembrado de Santa Cruz, em 1958; Marcelino Vieira, desmembrado de Pau dos Ferros, em 1953; José da Penha, desmembrado de Luiz Gomes, em 1958; Encanto, desmembrado de Pau dos ferros, em 1963; Paraná, desmembrado de Luiz Gomes, em 1963; Rafael Fernandes ( Varzinha ), desmembrado de Pau dos Ferros, em 1963; Água Nova, desmembrado de Riacho de Santana, em 1963.
Casou-se, em 30 de julho de 1928, com Dolores de Souza Luz. Da união, que perdurou por 37 anos, resultou no nascimento dos seguintes filhos:
Cláudia Nunes de Miranda, Farmacêutica e Professora, nasceu a 14 de março de 1929, casada com Walter Fernandes de Miranda, Farmacêutico e Bioquímico, Fiscal de Rendas do Estado do Rio Grande do Norte. Ela faleceu em 17 de junho de 1999.
Natércia Nunes Protásio, Advogada, Procuradora do Município de Natal, nascida a 21 de novembro de 1932, casada com o Odontólogo Clovis Protásio de Lima. Ela faleceu a 16 de maio de 2005 e o Dr. Clovis faleceu a 24 de junho de 2001.
Maria do Socorro Nunes Pinheiro, nascida a 19 de janeiro de 1936, casada com o Advogado, Procurador de Justiça do Estado do Paraná e ex-Prefeito de Loanda – PR Francisco de Assis Nunes Pinheiro ( sobrinho de Israel, pois é filho de Francisca Cavalcanti Nunes Pinheiro, Dona Francina );
José Sátiro de Souza Nunes – único filho homem, Advogado, Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, nasceu a 27 de junho de 1939. Casado com a Dra. Judith de Miranda Monte Nunes, Desembargadora e atual Presidenta do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, e ex-Presidenta do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Dona Dolores faleceu em 26 de maio de 1965.
O Dr. Israel Ferreira Nunes faleceu em 21 de janeiro de 1972, no Hospital Matarazzo, São Paulo, para onde tinha ido à procura de melhor tratamento médico. Foi sepultado no Cemitério Parque de Nova Descoberta, em Natal, Rio Grande do Norte.
Quando do seu falecimento, foi homenageado com nome de Rua em Natal, Mossoró, Luiz Gomes e Marcelino Vieira, e, em Pau dos Ferros, foi dado o seu nome a uma praça da cidade.
A Assembléia Legislativa do Estado, em sessão especial, prestou-lhe significativa homenagem póstuma.
Com seu falecimento, grande parte da população pobre de Pau dos Ferros e Região Oeste ficou órfã de um protetor, de alguém que defendesse seus interesses e seus direitos, pois o Dr. Israel Nunes era conhecido como o Advogado dos menos favorecidos, e a todos atendia e representava com a maior presteza e solidariedade.
Homenagens póstumas foram prestadas, também, no transcurso do centenário do seu nascimento, quando as Câmaras Municipais de Pau dos Ferros, Marcelino Vieira e Luiz Gomes realizaram sessões especiais para reverenciar a sua memória.
Foi publicado um livro, em sua homenagem, de autoria do escritor João Bosco Queiroz Fernandes, sob o título “Israel Ferreira Nunes – o Patriarca – Centenário de Nascimento 1902 - 2002”, onde há depoimentos de vários amigos e familiares, bem como toda a descrição de sua trajetória vitoriosa de homem público, do parlamentar eloqüente, incansável, preocupado em representar com dignidade o Poder Legislativo, o povo do Rio Grande do Norte e a Região Oeste do Estado.
“O desalento, o desânimo e a desesperança foram sentimentos que não conheceu. Sabia ser a fé e a esperança elixires do otimismo. Se a primeira, por algum momento, lhe faltava, socorria da outra, que vivifica a fé. Nem sempre podia fazer tudo que desejava. Mas continuava tentando” (Trecho do discurso proferido por Dra. Rebecca Monte Nunes Bezerra, Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte e neta do Dr. Israel Nunes, na sessão especial realizada pela Câmara Municipal da Cidade de Luiz Gomes, RN, quando das comemorações do transcurso do centenário de nascimento do Dr. Israel Nunes)

FONTE – CULTURA PAUFERRENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, MOSSORÓ-RN, COM 79 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS. STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, MOSSORÓ-RN, 12 DE SETEMBRO DE 2018